quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

HOJE ( 22 de fevereiro de 2012 )



Hoje, nao tenho muito para falar.



Hoje, so quero chorar.



Hoje, estou profundamente triste.



Nao se pode ficar quieta, triste, chorar.



Tem coisas que sao s'o nossas, e as vezes nem sabemos bem o que 'e



e nem tao pouco explicar.



Li que voltamos varias vezes nessa terra, nao posso afirmar que acredito, mas



tamb'em que nao creio.



Sei que muitas vezes sinto saudade de momentos, que nessa vida, com certeza



nunca passei.



Sinto falta de pessoas, que nem faz parte da minha vida.



Sinto uma solidao, sinto a falta de algo, de alguem.



Sinto que vou encontrar pessoas como eu, que me compreendam.



Acho dificil viver na terra, constantemente vejo fatos acontecerem, que me surpreendem.



Pessoas que amamos, nos ferem, nao reconhecem nosso valor, nossa doacao, nossa dedicacao.



Sinto-me fora do contesto. Tudo em que acreditei parece mentira, estou sempre alineada do mundo.



Valores? perdi a nocao.



Certo? errado? ?????????????



Sei l'a.



Hoje s'o sei que nada sei.



Hoje nao acredito no mundo, nao acredito nas pessoas.



Hoje nao confio em ninguem.



Hoje s'o quero a mim mesmo, eu me entendo, eu me ou'co sem criticas, eu me consolo, eu sei quem sou de verdade, eu me conheco, eu me tolero, eu ouco meu coracao, eu entendo meus sentimentos, eu me alegro com as minhas alegrias, me entristeco com minhas tristezas, eu e somente eu pode me compreender. NINGUEM MAIS.



Palavras para o meu amor...

Palavras para o meu amor...

Os Valores da Vida

Caminhos... Caminhos... Poema de Jenário de Fátima

Lamento de Outono - Celina Figueiredo

Aprendi com o Tempo... (N.Rogero)

QUANDO CHEGA A TEMPESTADE



Crise - Quando chega a tempestade...


:: Thais Accioly ::

De quando em quando verdadeiras tempestades desabam sobre a face da Terra, devastando tudo que encontram pela frente.
Assim também ocorre com nossas vidas e, de repente, somos pegos por tempestades, às vezes sem percebermos os sinais dos tempos ou, ao sentirmos sua proximidade, nos preparamos melhor para o temporal e a enxurrada que segue.
Mas, quase sempre, o efeito é devastador.
A tempestade pode vir em forma de uma perda de um ente querido, de um emprego, de um amor. Pode vir em forma de doença ou de um acidente. Mas também pode ser uma seqüência de acontecimentos avassaladores, típicos em um relacionamento afetivo tumultuado por brigas e desentendimentos, desencontros e traições. Ou ainda, quando a violência alcança nossas vidas com torturas, assaltos, seqüestros, assassinatos ou estupros; ao vermos um filho ou um amor envolvido com drogas... ou até mesmo, quando somos surpreendidos por catástrofes naturais.

E na hora da tormenta, quando parece que os céus estão desabando sobre nossas cabeças, podemos e devemos usar das preces que acalmam e confortam, trazendo lucidez e serenidade em meio ao temporal e também podemos lançar mão de essências florais que nos sustentem emocionalmente durante essas fases de transformação.
Existem algumas dezenas de essências florais criadas em diferentes lugares do mundo e que podem ajudar muito nessas horas; entre essas tantas selecionei algumas que sempre oferecem conforto e amparo, e que podem ser usadas em conjunto ou em separado, dependendo da necessidade pessoal.

Rescue Remedy - fórmula de essências florais para emergência do Dr. Bach: o Dr. Bach criou essa preciosa fórmula de florais de consolo e conforto espiritual e emocional, mas que também traz presença de espírito, força e coragem de enfrentar o desafio, além de garra para sobreviver. Essências florais que a compõem: Cherry Plum, Clematis, Impatiens, Rock Rose, Star of Bethlehem.

Sweet Chestnut – essência floral do Dr. Bach - esta essência floral traz fé, confiança e coragem, principalmente quando sentimos que podemos estar a um passo do aniquilamento; vivenciando a noite escura da alma; quando chegamos ao fundo do poço, ou nos sentimos sem saída. É uma essência floral para a transcendência, quando precisamos renascer, através da entrega a um Poder Superior, ajudando a nossa alma a se abrir e se entregar a uma nova identidade espiritual.

Waratah - Sistema do Bush Flower Essences - essência floral que promove qualidades como força, coragem, adaptabilidade, fé, tenacidade, perseverança e intensificação das habilidades de sobrevivência em tempos de crise; de desespero profundo; quando existem sentimentos suicidas, ou se atravessa a noite escura da alma. Ajuda a trazer adaptabilidade e a capacidade de enfrentar satisfatoriamente toda sorte de emergências, segundo seu produtor Ian White, no livro Essências Florais Australianas, da editora TRIOM.

Angélica - Flower Essence Society (florais da Califórnia) – essência floral que traz a sensação vívida de que não estamos sós, de sermos amparados e protegidos por seres angelicais em momentos de crise e de mudanças importantes em nossas vidas.

Echinacea – Flower Essence Society (florais da Califórnia) – uma essência floral para quando nos sentimos devastados e experimentamos a sensação de que fomos feitos em pedaços. Ela ajuda a reconstruir o senso de identidade, juntando de novo os cacos para seguirmos em frente, trazendo, também, um forte senso de proteção do Eu e um resgate das forças do Self.

Arnica - Flower Essence Society (florais da Califórnia) – tem uma ação cicatrizadora e reconstrutora para casos de choques e traumas, restaurando nosso campo de energias mais sutis, trazendo uma força ensolarada de vida.

Bleeding Heart - Flower Essence Society (florais da Califórnia) - para cicatrizar os corações partidos quando em fase de luto ou no término das relações afetivas.

Bálsamo – Filhas de Gaia – esta fórmula composta de florais brasileiros é uma das mais indicadas para cuidar do sofrimento, quando este é decorrente de uma perda (afetiva, física, profissional) que envolva imensa tristeza ou depressão.

Star of Bethlehem - essência floral do Dr. Bach – a essência floral pós-trauma criada pelo Dr. Bach, que consola, cicatriza, conforta, e alinha nossa personalidade com nossa força interior, divina e transcendental.

Post-Trauma Stabilizer - Flower Essence Society (florais da Califórnia) – uma fórmula de florais a ser preparada em farmácias de homeopatia, e que pode ser usada quando precisamos reconstruir os circuitos de energia de nossa alma, após termos passado por catástrofes, perdas e traumas, trazendo calma, força interior, disposição para seguir em frente. Ela é composta das seguintes essências florais: Arnica, Bleeding Heart, Echinacea, Glassy Hyacinth, Green Cross Gentian, Fireweed e Five-Flower Formula (Rescue).

Magenta Mantle - Flower Essence Society (florais da Califórnia) – uma fórmula feita a partir de flores de cor magenta, a ser preparada em farmácias de homeopatia que pode ser usada quando necessitamos reconstruir nossos circuitos de energia etéricos, quando estes estiverem degenerados pela toxidade do sofrimento e quando perdemos o sentido de lar (seja por termos realmente perdido nossa moradia, ou porque perdemos uma referência interna que nos dava o sentido de pertencer). Esta fórmula é um grande regenerador das forças de vida em momentos de trauma, choque, principalmente quando eles envolvem a coletividade, seja num nível familiar, ou num nível mais abrangente, incluindo a rua em que moramos, o bairro, a cidade em que vivemos ou o nosso país. Essências florais que a compõem: Fireweed, Self-Heal, Echinacea, Red Clover e Sweet Pea.

Mint Bush - Sistema do Bush Flower Essences - Essência floral que oferece apoio e nutrição emocional àquele que está iniciando uma jornada espiritual ou está em meio a uma iniciação espiritual, que pode ser vivenciada como um momento de atribulação, ou como se a pessoa estivesse sendo testada até o limite, gerando sensação de caos, vazio, confusão ou perturbação. O sentimento predominante nestes casos é de que está tudo muito difícil, mas sem desespero total (característica tratada pela essência floral Waratah). Ela traz habilidade para enfrentar este momento, com calma e clareza, e para sair do sentimento de caos e perturbação.

Red Suva Frangipani - Sistema do Bush Flower Essences - Traz calma, sensação de estar nutrido emocionalmente e aliviado da tristeza que se sente quando um relacionamento afetivo está passando por momentos muito difíceis ou desafiadores, e também, para quando um relacionamento termina gerando grande intensidade e dificuldade emocional com confusões emocionais que oscilam entre amor, raiva, tristeza, ressentimento. Ela trata a grande dor emocional e a tristeza que surgem nessas situações.

Gorse – essência floral do Dr. Bach - uma essência floral para o resgate do otimismo e da esperança, quando já não acreditamos mais na possibilidade do bem, do belo e do amor ressurgirem em nossas vidas.

Califórnia Wild Rose - Flower Essence Society (florais da Califórnia) - essência floral que resgata a vontade e a alegria de viver, renovando o interesse e o amor pela vida.

Olive – essência floral do Dr. Bach – essência floral a ser usada quando sentimos que nossas forças vitais, nossas forças mentais ou emocionais se exauriram. Renova a disposição, dissipa o cansaço e a exaustão.

Forma de uso sugerida: após escolher a(s) essência(s) floral(is) e ou a(s) fórmula(s) de floral(is), preparar em farmácia de homeopatia e tomar 4 gotas, no mínimo, 4 vezes ao dia. Podendo ser utilizada também a cada dez minutos, meia hora ou a cada hora, dependendo da gravidade e da necessidade pessoal.

O uso dessas essências florais não substitui o tratamento com um terapeuta floral quando é imprescindível a terapêutica através de consultas regulares.

DOR DO AMOR




Dor de amor


:: Thais Accioly ::

Com freqüência atendo pessoas que chegam ao meu consultório sofrendo com o término de um relacionamento afetivo ou por estar vivendo um momento de crise na relação amorosa.
É comum um misto de dor, tristeza, raiva, mágoa, desolamento, medo, dúvida, frustração, desejo de revidar e desespero, tomar conta do mundo emocional nestas horas e os sentimentos ficam tão intensos e misturados que é até difícil identificar o que se sente, levando muitos a acreditar que estão sofrendo por amor. Será?
Será que o amor dói? Será que existe dor de amor?

Amor não dói. Amor cura e equilibra.
O que dói no final de um relacionamento ou quando ele passa por uma prova difícil é não vermos nossos sonhos realizados, nem sermos atendidos em nossos desejos, ou ainda, o orgulho ferido e a decepção.

O apego e o sentimento de posse também fazem sofrer e crer que não há possibilidade de vida fora daquele relacionamento ou daquela forma de se relacionar.
Todavia, quando o que prevalece em nossos sentimentos é o amor, não há espaço para medos, dúvidas, inveja, raiva, desejos de vingança, ódio, posse ou desespero.
Mas se eu amo tanto, como pode, de repente, o amor virar isso, tanta mágoa, tanta raiva, tanta confusão? Costumam perguntar.
É, o amor não pode mesmo virar raiva ou mágoa.

O que normalmente ocorre é que o amor convive com nossas inseguranças, com nossos medos e dúvidas, com a raiva, com os apegos, com o desejo de vingança, com o ciúme, com o orgulho e com o egoísmo e com todas essas nossas facetas tão humanas que ainda não foram suficientemente educadas e trabalhadas, e que por isso, numa crise podem tornar-se predominantes escondendo ou turvando o amor por causa das urgências e das necessidades que nos impõem.

Assim, ao perdermos o contato com o amor, não somente com o amor que sentimos pelo parceiro, mas principalmente com a capacidade de amar, o sofrimento toma conta de nosso mundo interior fazendo com que se ache que o que está nos fazendo sofrer é o amor que nutríamos até então.
Mas sentir amor não dói.

Quem ama de forma aberta, madura, quando vê partir seu companheiro ou se vê envolto numa crise relacional, sente tristeza, o que é normal; às vezes, até um inconformismo momentâneo, talvez uma pitada de raiva, mas o amor, ou a capacidade de amar, por ser maior que todos esses sentimentos, é predominante e tem o poder de reequilibrar este coração, que se sente forte e vitorioso, ainda que arranhado. E, mantendo-se sereno, não cultiva desejos de revide, nem desesperos, nem dúvidas, medos ou ódios. Quem ama sente-se capaz de amar sempre e de novo, e mais uma vez, se preciso for.
O desafio, então, é aprender a amar de verdade. Aprender a construir em si um amor que não seja esquecido no primeiro erro do ser amado, que não se esconda quando o ego não se sentir atendido em seus desejos ou caprichos. Amor que consiga enxergar suas próprias necessidades permanecendo em contato com as necessidades do seu parceiro criando um equilíbrio no querer.

Amor capaz de sacrifícios sem lamúrias.
Amor capaz de perdoar e seguir em frente acompanhando o soerguimento daquele que errou.
Amor capaz de encher a vida de felicidade.
Portanto, se sentimos que sofremos por causa de uma relação afetiva, ao invés de culparmos o amor, seria mais interessante se perguntar se o sofrimento não foi causado por uma carência afetiva, por uma baixa auto-estima; se não é a vontade, o desejo de possuir e comandar a vida do outro de forma que ele nos atenda ou de modo que ele seja o que sonhamos; se não é o egoísmo e/ou orgulho ferindo nossa sensibilidade, que nos faz sofrer.
Aprendendo a amar, libertamos a nós mesmos de muitos sofrimentos e melhoramos a qualidade das relações afetivas transformando-as em relações verdadeiramente amorosas.

Acredito que melhor seria dizer que o que pode nos trazer dor é não sabermos conviver e nem nos comunicar bem; é o perfeccionismo que atrelamos ao sucesso da relação afetiva; é querer moldar o outro à imagem que temos do ideal procurado; é não termos autoconhecimento, nem auto-estima; é pensar que o outro tem poder de nos fazer felizes ou infelizes; é achar que temos poder e direitos sobre a vida do companheiro; é acreditar que se vive um conto de fadas e por isso entender que o ser amado é infalível, incapaz de ferir, e que nós somos especiais, de tal forma que, ninguém pode nos trair, aborrecer, desobedecer ou nos deixar.

Assim, a todos os que me procuram reclamando das dores de amor, ofereço, através da terapia floral, primeiramente, o conforto restaurador e equilibrador das belas forças da natureza e, a seguir, o antídoto para seu sofrimento que vem do autoconhecimento associado a reconexão com seu propósito de vida, com a auto-estima e com suas qualidades e virtudes, especialmente, acreditem, a do amor.
E ao permitir que ele, o amor, inunde de novo o mundo interior, renovam-se as forças da vida, a coragem de prosseguir e a possibilidade de ser feliz.

Leia sobre algumas essências florais que podem ajudar em momentos de crise clicando neste link: Crise - Quando chega a tempestade...