segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DESILUSAO




FÁTIMA PILLA MULLER
DESILUSÃO
Este é um fenômeno exclusivamente humano, desilusão, ato de desiludir-se, desenganar-se, o que pressupõe que nos enganamos sobre algo ou alguém, que em um momento qualquer, acreditamos.
Por mais doloroso que possa ser vivenciar a desilusão, o processo anterior de nos iludirmos é parte da construção de nossa capacidade de suportar perdas, e de criar mecanismos que nos sustentem para enfrentá-la.
Precocemente, “iludimos” os bebês com o bico, a mamadeira, para que, quando a mãe não possa mais amamentá-lo, ele tolere a perda do seio, da sua presença e de seu olhar constante.
Mais tarde, acrescentamos ao berço, bichinhos de pelúcia, travesseirinhos com o cheiro materno, proporcionando a ilusória presença materna. Muitas crianças, carregam estes objetos simbólicos que lhes dão segurança e proteção, de certa forma mágicos, por toda a infância, adolescência e, alguns os guardam até a vida adulta.
São chamados objetos transicionais, que incluem parte de nossa fantasia vinculada a realidade, ou seja, nos dão um caminho sólido para que possamos suportar a realidade da perda de nossos objetos mais amados.
É um processo de matriz, para enfrentarmos todas as demais ilusões e desilusões que a vida nos reserva no desafio do crescimento e desenvolvimento humano.
Quando adultos e nos apaixonamos por alguém, um manancial de ilusões, esperanças e expectativas toma conta de nossa vida. Tantas vezes, se desiludidos, nos sentimos como bebês a procura do ursinho que vai nos consolar, acolher nossas lágrimas, acalmar nossa magoada e sufocada respiração.
Se temos uma base forte, sobreviveremos. A confiança básica se manterá sólida, nos dará forças e coragem para buscar novas ilusões, fantasias, cada vez mais viáveis e realizáveis. É a aprendizagem pela dor vivenciada, a desilusão experimentada, sofrida mas que nos fortalece.
Esta confiança básica forte, nos permite arriscar, ousar, ir além da mesmice dos medíocres aos quais falta coragem para agir com audácia , temem e fogem do amar pelo simples fato de não sobreviver a uma possível desilusão.
Falo do amar amplo...amigos, colegas, família, pessoas importantes que nos marcaram , e no trajeto de nossa história abandonamos ou fomos abandonados...porque nos desiludimos...porque mudaram mais do que somos capazes de suportar com nosso egoísta desejo, de que todos permaneçam do jeito que nos faz bem, que nos sentimos mais fortes.
Quantas desilusões já tive, quanta dor profunda em minha alma machucada, o desfazer de cada uma delas me fez chorar de dor, decepção, como se nunca mais um pudesse resgatar um outro amor dentro de mim. Eram pessoas que eu amava tanto, admirava tanto, heróis de gente grande...eram parte de meu ser, armas de sobrevivência ganhas por merecimento de um convívio saudável e amoroso.
Como eu investi ! Nestas pessoas, na ilusão iluminada que cada uma me ofereceu em todos os momentos que de mãos dadas sorrimos, ou abraçadas, me senti acolhida e protegida da dor.
Tempos atrás, eu tinha uma galáxia de estrelas ao meu redor, era ingênua, confiante, não havia malícia, todos me pareciam repletos de um sincero afeto por mim, me passavam uma energia celestial, que me impulsionava para o alto, eu confiava profunda e cegamente.
E havia também o grande astro Sol, o maior e mais iluminado amor deste infinito espaço que é um coração apaixonado. Era minha luz de todos os caminhos, espectro convergente de todas os meus desejos e atenções. Energia eletromagnética que me mantinha extasiada em sua órbita , que eu acompanhava incansável e fascinada todos os movimentos, imantadamente atenta a todos os seus desejos.
Pouco a pouco, os desafios que a vida nos exige, faz com que tenhamos de enfrentar a verdade, abandonar a ingenuidade, não nos dá mais a possibilidade de enganarmos-no com ursinhos, fantasias e expectativas inviáveis. Existe espaço para uma única coisa, a desilusão que denuncia a necessária verdade. Sem ela não há crescimento ou amadurecimento. Viver só na fantasia...é um passo para a loucura.
Por toda esta vida, nos desiludimos com as estrelas que criamos a nossa volta para amar, com o Sol que escolhemos para adorar , é a vida vivida apaixonadamente...Em cada desilusão, nasce a possibilidade de um amor verdadeiro.
Fátima Pilla Muller 17/07/2005
Publicação: http://www.paralerepensar.com.br/ - 18/007/2005

TRISTEZA

Tristeza

Beth Carvalho

Tristeza, por favor vá embora
Minha alma que chora está vendo o meu fim
Tristeza, por favor vá embora
Minha alma que chora está vendo o meu fim
Fez do meu coração a sua moradia
Já é demais o meu penar
Quero voltar àquela vida de alegria
Quero de novo cantar

CHARLES CHAPLIN

O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar.

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

A única coisa tão inevitavel quanto a morte é a vida.

A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração

Não preciso me drogar para ser um gênio; Não preciso ser um gênio para ser humano; Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.

Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.

Um dia sem rir é um dia desperdiçado.

...,porque o mundo pertence a quem se atrave e a vida é MUITO para ser insignificante

AMIGOS NOS CONHECEM. OBRIGADA


O que é de fato significativo?O filho que muitas vezes não limpa o quarto e fica vendo televisão, significa que...está em casa!A desordem que tenho que limpar depois de uma festa,significa que...estivemos rodeados de familiares e amigos! As roupas que estão apertadas, significa que...tenho mais do que o suficiente para comer!O trabalho que tenho em limpar a casa,significa que...tenho uma casa!As queixas que escuto acerca do governo,significa que...tenho liberdade de expressão!Não encontro estacionamento,significa que...tenho carro!Os gritos das crianças,significa que...posso ouvir!O cansaço no final do dia,significa que...posso trabalhar!O despertador que me acorda todas as manhãs,significa que...estou vivo!Finalmente pela quantidade de mensagens que recebo, significa que...tenho amigos pensando em mim!QUANDO PENSARES QUE A VIDA TE CORRE MAL...LEIA OUTRA VEZ ESTA MENSAGEM!!!Pense sempre nisso e boa semana.

DESENCANTO

Desencanto
Marjorie Estiano
Não lembro direito caindo de sono falando besteiraDepois das três nem quem souJogada num canto desligo a TV que me tira do sérioSaindo da perdição.Faz de conta que é princesaEsperando compreensãoInatingível realezaVai tropeçando no salãoEu tiro o sapato batendo na cara de quem quer que sejaAs coisas bem como sãoNão pego a chave e saio pra rua atrás de encrencaOu qualquer meia atençãoVão dizer que foi fraquezaUm impulso sem razãoMas é visível que a tristezaVai derramando pelo chãoA noite esquece quem procura um lugar pra se arrependerAmanhã, um desencanto pode se revelar quando o dia nascer.http://www.vagalume.com.br/marjorie-estiano/desencanto.html#ixzz1lamLKhoz

DESENCANTO

Desencanto
Chico
Buarque

Leve entãoO resto desta ilusãoE todos os cuidados meusBrinquedos
dos caprichos
É pena porque foi tão lindo amarSentir você sonhar tão junto a
mim,Ouvir tanta promessa,Fazer tanta esperança,Pra hoje ver
lembrança, tudo enfim
Nâo passouDe um triste desencanto, amor,E desde então eu canto a
dorQue eu não soube chorar

DESENCANTO

Desencanto
Eu faço versos como quem choraDe desalento , de desencantoFecha meu
livro se por agoraNão tens motivo algum de prantoMeu verso é sangue
, volúpia ardenteTristeza esparsa , remorso vãoDói-me nas veias amargo e
quenteCai gota à gota do coração.E nesses versos de angústia
roucaAssim dos lábios a vida correDeixando um acre sabor na
bocaEu faço versos como quem morre.Qualquer forma de amor vale a
pena!!Qualquer forma de amor vale
amar!

MANOEL BAMDEIRA

LUTO?



05 de fevereiro de 2012.






ESTRANHA LOUCURA?






NAO! GOSTAR E DESEJAR MUITO ALGUEM.



SENTIR S'O, SOZINHA MESMO, EM TODOS OS ASPECTOS



DA VIDA.






JA FIQUEI CALADA, JA ME EXPRESSEI, JA ME ENTREGUEI,



JA ME ABRI, FALEI MINHAS VERDADES.






SOLIDAO, 'E BOM QUANDO PODEMOS, LITERALMENTE,






NOS ISOLARMOS DE TUDO, DE TODOS, DO MUNDO.



FICAR QUIETINHA EM SEU CANTO, CURTINDO SUA DOR.






TUDO EM QUE ACREDITEI, HOJE? NAO SEI MAIS NADA.



CERTAMENTE, VIVI E VIVO EM UM MUNDO DE LOUCOS MESMO.



NAO CONSIGO ACREDITAR NO QUE AS PESSOAS FAZEM, O QUE



ELAS VEEM, E PIOR O QUE REALMENTE GOSTAM.






ESSE MUNDO 'E PODRE.



NAO H'A LUGAR PARA PESSOAS COMO EU, AQUI.


HOJE MORRI PRO MUNDO.


05/02/2012