segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EFT Brasil


Corpo, espelho da Alma

Somos seres movidos por nossas emoções, vivemos emocionalmente.

Selecionamos nossa profissão, nosso cônjuge, amigos e emprego em função do prazer que estes nos proporcionam – ou das crenças a que estamos condicionados!
A emoção é o mediador entre a mente e o corpo: enquanto um pensamento permanece unicamente na esfera da abstração, a emoção é física e palpável, provoca descargas químicas e reações corpóreas, portanto sempre é sentida como uma sensação boa ou ruim: paz e felicidade, ardência no estômago ou um nó na garganta. Isso explica o funcionamento do stress, ansiedade e depressão.
Nosso corpo, portanto, é movimentado em função de nossos desejos, e não por nossa razão. Uma pessoa pode saber que precisa emagrecer, mas seu desejo por comida é mais forte e o regime não funciona… Pode saber que precisa estudar, mas a preguiça o impede. Enfim, racionalmente – ou conscientemente – podemos sempre saber o que é melhor para nós, mas isso não significa que efetivamente iremos fazê-lo.
A causa: nosso inconsciente, onde armazenamos nossas experiências de vida, mesmo que esquecidas.
Em nosso inconsciente estão guardadas nossas emoções e desejos mais profundos, nossas crenças, traumas e fobias; e a verdade é que grande parte de nossas ações são originadas por ele. Não fosse assim, tudo seria mais fácil: seríamos mais pacíficos, mais ordeiros, sem vícios, mais prósperos, mais felizes… e finalmente, mais saudáveis!
Nosso corpo é uma máquina perfeita, e muito mais do que expressar movimentos e gestos, expressa continuamente nossos pensamentos e emoções. Um pensamento feliz provoca riso mesmo que estejamos a sós; uma lembrança do passado, mesmo que distante, pode trazer mal estar; e até a imagem de nosso prato favorito causa, literalmente, água na boca. Da mesma forma, a idéia de uma prova futura ou de um encontro desagradável causa ansiedade, taquicardia, suor…
Podemos estar racionalmente distantes de nossas lembranças – boas ou ruins, passado ou futuro – e mesmo tendo consciência disso nosso corpo ignora este fato e vive aquele instante como se fosse agora. Novamente, nossas emoções subconscientes se mostram mais fortes que nossa razão.
Isso leva a uma dedução simples: nosso cérebro é atemporal e não diferencia imagens ou lembranças de fatos reais, acredita – e retransmite ao nosso sistema nervoso – que a ameaça ou prazer são imediatos.
Estudos modernos, como a PNL (programação neurolinguística) comprovam que estamos a todo instante exteriorizando nosso subconsciente. A expressão e brilho de nossos olhos, nosso tom de voz, nossos gestos; tudo faz parte de uma comunicação sem palavras, muito mais eficiente do que a linguagem falada. Igualmente, o Ayurveda há vários milênios já conhecia nossa natureza corporal e emocional como inseparáveis através do estudo dos doshas; algo muito similar aos estudos contemporâneos dos modelos de estrutura de caráter de Wilhelm Reich, discípulo de Freud.

O que podemos concluir disto tudo?

  • Não é possível separar nosso corpo de nossa psique, estes funcionam em uníssono e de forma integral, influenciando-se contínua e mutuamente;
  • Nosso corpo é o laboratório de nossa alma, e qualquer desequilíbrio deste é apenas o reflexo de nossos processos psíquicos – ainda que inconscientes – nos dizendo que algo não vai bem. Quando aceitamos nossas debilidades emocionais e lutamos por corrigi-las, podemos responder as questões como:
Por que ficamos doentes?
Porque um câncer se instala em nossa perna e não em nosso braço?
Porque uma forma de doença e não outra? Porque agora em minha vida, quando tudo parecia bem?
Qual o verdadeiro motivo para termos um fraco desempenho pessoal e não conseguirmos atingir nossos objetivos na vida (nos relacionamentos / negócios / estudos / esportes)?
Qual a explicação plausível para o que acontece de bom ou prejudicial em nossa vida e saúde?
A resposta é: Você é a causa de tudo! É o centro de sua vida e senhor de seu próprio destino.
Não existe sorte, azar, acaso ou genética superiores ao nosso poder de realização pessoal. Quando deixamos de ser vítimas e assumimos o controle, compreendemos de que forma técnicas simples como a meditação agem preventiva e curativamente em muitas  doenças tidas por fatais. Neste momento, iremos compreender porque não é possível tentar eliminar nossos males tratando apenas dos sintomas. São nossas mágoas, medos, culpas, fobias e demais conflitos emocionais os responsáveis por nossas enfermidades. Enquanto a existência destes persistir em nossos corações, saúde perfeita e harmonia serão sempre algo distante…

“O mundo físico, incluindo o nosso corpo, é um reflexo das nossas percepções, pensamentos e sentimentos.” 

LENTAS QUE DEIXARAM SAUDADES. (COM NOMES)

Secret Garden - Silent Wings

Ame apenas

Seria isso mesmo?

Infeliz.

28 de janeiro de 2013.

Estou infeliz.

Sera que isso vai passar?

Queria uma magia, para apagar 
minha mente,  dos dissabores da vida.

Limpar o coracao de tudo que me
machucou.